Avaliações Quantitativas
As avaliações quantitativas têm por objetivo quantificar os agentes de riscos ocupacionais decorrentes dos processos ou métodos de trabalho, desenvolver uma ampla análise quantitativa destes agentes, dimensionar a exposição dos trabalhadores e subsidiar o equacionamento das medidas de controle no local de trabalho.
FíSlCA - NR15
Qualquer forma de energia que, em função de sua natureza, intensidade e exposição, é capaz de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador.
RUÍDO
O ruído ocupacional corresponde a qualquer som indesejável que acontece no local de trabalho, durante a jornada. O problema é que a exposição prolongada e/ou a níveis muito elevados prejudica a saúde e pode levar à perda de audição por parte do colaborador.
VIBRAÇÃO
Ocorre normalmente em operações que demandam uso de ferramentas manuais vibratórias ou giratórias, alguns exemplos são marteletes, britadores, compactadores, máquinas de polir, motosserras, lixadeiras, peneiras vibratórias e furadeira.
QUÍMICO - NR 15
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo.
POEIRAS
Uma quantidade de pequenas partículas de matéria sólida, de variadas origens, estruturas e composições, que se depositam a partir da suspensão pelo ar causando contaminação em diversos ambientes.
NÉVOAS
A névoa é composta por partículas no estado líquido, que são produzidas por substâncias líquidas que sofreram ruptura, se tornando pequenas partículas que acabam por se dispersar no ar.
VAPORES
Os vapores são dispersões de moléculas no ar que podem condensar-se para formar líquidos ou sólidos em condições normais de temperatura e pressão, tais como: nafta, gasolina, naftalina, etc.
GASES
É um dos estados físicos da matéria. Não tem forma nem volume definidos, consiste em um aglomerado de partículas cujos movimentos são aleatórios.
FUMOS METÁLICOS
Os fumos metálicos são formados a partir de vapores e gases que se desprendem das peças em fusão. Estes vapores e gases, em contato com o oxigênio do ar e após resfriamento e condensação, oxidam rapidamente, formando-os.
RUÍDO AMBIENTAL - CONAMA 001 /99
É o resultado da poluição sonora proveniente do exterior, causada por transportes, atividades industriais e recreativas. O ruído em níveis baixos não é necessariamente prejudicial; o ruído ambiental também pode transmitir uma sensação de prazer em um ambiente e, portanto, não é sempre considerado "indesejado". A RESOLUÇÃO CONAMA Nº 1, DE 8 DE MARÇO DE 1990, trata sobre critérios de padrões de emissão de ruídos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas.